Uma vez que para nós a vida e a arte são a mesma coisa, ao estimularmos a criatividade, oferecemos a possibilidade de uma visão mais atenta  e reveladora do mundo, a partir de perspetivas inéditas e muito pessoais.

O QUE FAZEMOS > OFICINAS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA

Durante o ano letivo, cada aprendiz artemanheiro está na respetiva oficina com o seu artífice artemanhoso a aprender o seu ofício.
Criamos anualmente um Espetáculo com o objetivo de observar a evolução das nossas aprendizagens levando a reconhecer o prazer de criar, exprimir e partilhar esta experiência.
A oficina é para nós um lugar de transformação onde artemanhar é um processo de constante equilíbrio entre a aquisição de linguagens artísticas e a expressão do que guardamos cá dentro, onde o prazer e a motivação nos mantêm suspensos.
As oficinas de Expressão têm como objetivo desenvolver as potencialidades artísticas inerentes a cada pessoa.
O trabalho lúdico propicia o autoconhecimento ampliando as relações com o exterior e com o outro.

Oficina de Teatro »

Trabalhar a construção de personagens a partir de jogos dramáticos, situações, gestos, vozes, formas de andar, sotaques, sentimentos e estados de espírito, textos e histórias, objectos e roupas; explorar a personagem individual e colectiva, as relações e a comunicação entre elas; reconhecer diferentes “olhares” sobre a mesma situação e adequar este trabalho ao espaço cénico.
Para adolescentes.

Oficina de Expressão Dramática »

Trabalhar a construção de personagens a partir da exploração do corpo, da voz, do espaço e de objetos, através do jogo dramático, adequando este trabalho
ao espaço cénico.
A partir dos 6 anos em grupos etários

Oficina de Iniciação musical »

Através de atividades lúdicas, despertar o interesse e a curiosidade pelos fenómenos do som e da música e promover o desenvolvimento musical.
Níveis I (2-3 anos) · II (4-5 anos) · III ( 6-7 anos)

Oficina de Instrumentos: Flauta de bisel e transversal // Guitarra elétrica e acústica // Piano // Bateria // Violoncelo // Violino »

Aquisição da técnica específica de cada instrumento, sempre com a preocupação de manter os participantes motivados, propondo um reportório diversificado.
Flauta de bisel e transversal // Guitarra elétrica e acústica  // Piano // Bateria // Violoncelo // Violino 
Individual // grupo.

Oficina Criativa de Formação Musical »

Tem o objetivo de proporcionar a vivência musical coletiva, de forma a criar noção de grupo, partilha de experiência, aquisição de conceitos musicais e técnicas instrumentais previamente trabalhadas: formação auditiva, criação musical e realização de musicas de conjunto.
A partir dos 7 anos em grupos etários
· Obrigatória para todos os aprendizes de instrumentos

Orquestra Orff »

Orquestra Orff de Cascais é um agrupamento instrumental composto de instrumentos de percussão (xilofones, metalofones, percussão de altura indefinida), flautas, guitarras e todos os instrumentos que a ela se queiram juntar.
A organização da orquestra obedece a uma hierarquia, tendo os chefes de naipe a tarefa de responsabilizar o seu grupo por cuidar dos instrumentos e de apoiar os mais novos no processo de aprendizagem.

Oficina do Ritmo "Sons à mão" »

Esta oficina têm como objetivo o desenvolvimento do sentido rítmico, partindo da exploração dos ritmos do dia a dia, dos ritmos das palavras e dos timbres dos diferentes instrumentos, realizando música de conjunto para percussão.
A partir dos 6 anos em grupos etários

Oficina de Vozes »

(coro)
Oficina de vozes é dirigida a todas as pessoas que gostem de cantar em coro.Através de canções, os participantes irão adquirir experiência vocal a uma ou mais vozes e trabalhar a a_nação, respiração, dicção, colocação da voz e musicalidade.

Oficina de Expressão Plástica »

Estimular a expressividade plástica através da exploração de diferentes materiais, noções de estética e de equilíbrio. Aprender a olhar e criar “obras de arte” coletiva e individuais.
A partir dos 6 anos em grupos etários

Sessões Musicais para Bebés e Pais »

Os pais levarão os seus bebés a mergulhar num mundo de sons musicais, podendo partilhar esta experiência.
Utilizando a voz e os movimentos livres e  fluidos, vamos entender a música e formas de sentir, brincar e comunicar através dela.

Oficina Ponto de Encontro »

(música em grupo)
Espaço criado para que os aprendizes artemanheiros possam tocar música de conjunto de vários estilos, promovendo a criatividade através da improvisação.

Outras Ofertemanhas »


Ateliers para Todos
Oferta de um conjunto de ateliers pontuais diversificados, a pensar nas crianças, jovens e educadores de cada comunidade, aos quais poderá aderir conforme a sua realidade e interesses. Criado com a preocupação de abranger diversas faixas etárias, e de proporcionar uma abordagem original e criativa das diferentes linguagens artísticas.

Workshops/ateliers pontuais

Oferta de uma programação diversificada com a intenção de criar um espaço de encontro, discussão e ligação entre as artes e as suas formas particulares de comunicar. Destina-se a crianças e pais, jovens e  adultos que queiram descobrir o seu lado criativo e experimentar o contacto com as diversas abordagens na área das expressões. Para isso serão convidados artistas e monitores que concebem e realizam workshops e ateliers das várias linguagens artísticas.

Formação »

Escolas Artemanhas »


NEWSLETTER

CONTACTOS

Av. Itália - Jardim Simplício, Monte Estoril
2765-419 Estoril

Telef.: 21 468 04 50
Telem.: 916207991/916207842

artemanhas@artemanhas.com.pt