Uma vez que para nós a vida e a arte são a mesma coisa, ao estimularmos a criatividade, oferecemos a possibilidade de uma visão mais atenta  e reveladora do mundo, a partir de perspetivas inéditas e muito pessoais.

QUEM SOMOS > Filosofia

ACREDITAMOS

Se esta é a Era da rapidez no acesso à informação, do “bombardeamento” e da diversificação de ofertas e de opiniões, de ter de se atingir objetivos preestabelecido pautados por uma inevitável agressividade e competição, é por outro lado a Era em que se torna difícil, sobretudo para os mais novos, escolher o que se quer ser e fazer, e encontrar um equilíbrio entre fatores relacionais, exigências sociais e as potencialidades de cada um. É aqui que a Arte ocupa um lugar insubstituível nas Sociedades. Acreditamos que cada pessoa tem inerente uma potencialidade artística. Tal potencialidade, desde a criança ao adulto, é chamada continuamente a intervir conforme aquilo que a Pessoa é, as características de cada fase de evolução e as situações em que se encontra colocada. A utilização de tais potencialidades como meio educativo é particularmente apta para criar condições propícias ao autoconhecimento, ao reconhecer-se como se é e como não se é, portanto a estabelecer-se na Pessoa, com agilidade, riqueza e entusiasmo a relação com o exterior e com o outro, suscetíveis de a integrar num mundo que tanta virtualidade exige.

No Artemanhas, nos vários contextos onde intervêm, a Arte é entendida como uma ferramenta para aprender a saltar de um trampolim que nos transporta para o plano da imaginação, e com entusiasmo podermos permanecer no lugar onde o prazer pelo conhecimento nos mantém suspensos. Entendida também como um instrumento educativo precioso para uma formação total, humanizada, e que leva “pessoas pequenas” a chegarem ao fim de um percurso de experiências vividas e com ferramentas adquiridas que as ajudem a ser Pessoas que sabem ouvir o que sentem, que sabem organizar o que pensam, que consigam exprimir-se das mais diversas maneiras, que encontrem lugar entre os seus iguais, enfim, que no futuro sejam pessoas que procurem percursos de realização pessoal.
Investigar, experimentar, refletir e escolher – são as grandes linhas de ação  que o Artemanhas promove, Criatividade, Identidade, Sociabilidade constituem o triângulo em que as suas linhas de ação se fundamentam.

 

A Criatividade

Cultiva a atenção, a observação e a imaginação

Adequa a expressão à ideia e à imagem

Desafia e cultiva, na medida exata, a expressividade e o gosto do seu rigor

Aperfeiçoa a sensibilidade estética

Estimula o pensamento divergente

Catalisa os conhecimentos, capacidades intelectuais e emocionais, colocando o Ser, numa relação com o que o transcende, levando a reconhecer o prazer de criar, exprimir e partilhar esta experiência

 

A Identidade

Desenvolve as capacidades afetivas, expressivas, lúdicas, motoras e cognitivas

Ordena a capacidade de imitação

Fecunda a linguagem verbal, corporal e musical dando-lhe vigor

Promove a consciência de si através da liberdade de escolha a partir da vivência de percursos criativos com muitos sentidos possíveis

Conduz ao reconhecimento de identidade cultural

Funciona como elemento desinibidor, estimulando, e elevando a auto estima

 

A Sociabilidade

Desenvolve o sentido de responsabilidade

Cria noção de grupo e sentido de cooperação

Define a noção de disciplina e liberdade

Estimula a atitude crítica e autocrítica

 

Madalena Wallenstein

NEWSLETTER

CONTACTOS

Av. Itália - Jardim Simplício, Monte Estoril
2765-419 Estoril

Telef.: 21 468 04 50
Telem.: 916207991/916207842

artemanhas@artemanhas.com.pt